Imprimir

img12 

O sistema Conta Fácil vem com a proposta de atender o segmento de concessionárias prestadoras de serviços no fornecimento de água aos consumidores do município sendo sua utilização pela rede arrecadadora de contas do setor privado devidamente credenciada.

Farmácias, lojas de conveniências entre outras poderão utilizar este sistema que será fornecido pela empresa de saneamento do município para seu uso no recebimento de contas de água e outras taxas e tarifas cobradas aos consumidores quando conveniadas com a empresa de saneamento.

Sendo de fácil operação pois trabalha no recebimento em uma única tela onde a mesma calcula o troco e imprime o cupom de recebimento. Muito parecido com a operação de um sistema de automação comercial utilizado por supermercados e mercearias.

A imagem acima mostra a tela principal do sistema que possui em seu formulário os módulos mais utilizados no centro podendo os demais módulos serem acessados através de seu menu na parte superior.

img2

O formulário acima é para o preenchimento dos dados do agente arrecadador. Todos os campos devem ser preenchidos pois são necessários seus dados para o funcionamento do sistema.

 img4

O formulário acima contém os dados da concessionária do serviço de fornecimento de água. Também todos os campos precisam ser preenchidos para o funcionamento do sistema.

 

O sistema também disponibiliza o uso ou não de acesso de usuário por senha. Uma vez cadastrado pelo menos um usuário o sistema já passará a solicitar a digitação da senha para acesso.

 

A tela que antecede a tela de recebimentos de contas será onde o controle dos recebimentos poderão ser realizados. Nesta tela poderá ser aberto novo movimento, fechamento, gerar arquivo para envio a concessionária entre outras funções através do menu Opções no canto superior esquerdo. No grid da parte superior são listados os resumos dos movimentos cadastrados e no grid da parte inferior contém os registros dos recebimentos realizados de cada dia. Neste grid ao clicar sobre a linha um menu contendo as opções imprimir cupom e excluir recebimento.

 img13

Lembrando que na imagem acima demonstra o recurso porém vale ressaltar que uma vez o movimento fechado o recebimento não poderá ser excluído.

A imagem a seguir nos mostra a tela de recebimentos das contas com opções de controle através de botões utilizando mouse ou teclas de atalho do teclado para acessar as operações.

 img8

Ao solicitar novo recebimento o cursor já posiciona no campo que será preenchido com o uso de uma leitora de código de barras. Caso o agente não possua poderá utilizar a função logo abaixo onde os campos com a numeração do código de barras poderão ser digitados. Ao acessar esta tela o sistema pergunta se desejará que ele calcule o troco ou não. No canto inferior direito a caixa de seleção Quantidade e Valor Total ao ser clicada será exibida o resumo do movimento do dia.

 

Na imagem acima já podemos ver um movimento sendo fechado onde serão informados a data do fechamento, data do crédito a concessionária e o campo contendo o código de barras do boleto utilizado para pagamento do movimento do dia.

Uma vez fechado o movimento na mesma tela de controle no menu Opções encontrará o formulário para geração do arquivo contendo os recebimentos do dia para envio a concessionária. Este arquivo possui sua extensão *.mov porém seu conteúdo é como de um arquivo do tipo texto (*.txt) e poderá ser aberto com aplicativo do tipo bloco de notas. Clicando no botão contendo um disquete será gerado o arquivo e a seguir a pergunta se deseja enviar o arquivo.

Caso confirme o envio um formulário contendo todas as informações necessárias será exibido bastando clicar no botão Enviar para que seja feito seu envio.

É necessário ter instalado no computador o banco de dados Firebird® que encontra-se ao final da página como também no menu Download.
A seguir faça o download do instalador que se encontra compactado no formato ZIP, logo abaixo e proceda a instalação.

Caso ocorra algum problema quanto a configuração do caminho do banco de dados junto com o sistema será instalado um aplicativo configurador que permitirá alterar a pasta, nome do banco de dados entre outras regras para acesso.

img14

Caso encontre dificuldades ou não possua conhecimento quanto sua configuração será necessário suporte técnico para concluir a instalação. Mas por padrão o arquivo que será baixado para instalação já se encontra configurado para instalação do sistema na pasta C:\ContaFacil e portando não alterando esta pasta funcionará corretamente sem necessidade de qualquer alteração no aplicativo configurador mostrado na imagem acima.

As informações nos campos acima servem de exemplo devendo alterar o campo "Diretório e nome da base de dados:" informando o caminho e o nome da base de dados com extensão *.fdb". O campo "Host" poderá ser alterado informando o número do IP do computador onde será criado a base de dados. Quanto do campo "Senha" seu conteúdo é masterkey.

A seguir acesse o Conta Fácil pelo atalho criado na área de trabalho de seu computador ou através do menu "Iniciar" do Windows®
Segue logo abaixo o link para download do instalador. Para avaliar o software é necessário solicitar a licença periódica de trinta dias (trial) através da nossa página de Contato. Após este período de avaliação caso decida continuar utilizando o software é necessário comprar a licença de uso por um período de um ano através do formulário de Contato. Ao término de cada licença anual é necessário realizar este procedimento novamente através do formulário de Contato.

Obrigado por escolher nosso software!!

Ômega Informática.

 post hd Download do Instalador do Conta Fácil

post hd Download do Instalador do banco de dados Firebird®